Se você chegou aqui, você sabe que os aplicativos são populares e relevantes, até porque mais de 90% do tempo no celular é dedicados aos apps. Saber o orçamento necessário para a criação de um aplicativo é essencial para o planejamento de negócios do app. O ponto principal que posso destacar é que não só o preço de desenvolvimento deve entrar no quadro de despesas,  mas também o quanto custa manter um aplicativo funcionando.

Servidores, serviços terceiros como geolocalização, pagamento in-app, autenticação por SMS, API para chats e notificações, SDKs para anúncios, entre outros, também possuem gastos que são contínuos e além das horas de desenvolvimento de um aplicativo.

Quanto custa criar um aplicativo?

A primeira coisa a saber aqui é sobre os tipos de aplicativos: nativos, híbridos ou webapp. O último tipo, webapp, é um website responsivo otimizado para funcionar em mobile. Simples assim. Já a diferença entre nativos e híbridos é um pouco mais complexa.

Os aplicativos nativos e híbridos são os apps desenvolvidos para serem baixados e instalados nos celulares. Para tal, o pré-requisito é que eles estejam publicados nas lojas de aplicativos, ou ter o arquivo .apk disponível. 

Embora pareça tudo a mesma coisa, um app nativo possui uma forma de desenvolver e o híbrido outra. Os nativos são exclusivos, isto é, possuem linguagens de programação e outros requisitos tecnológicos dedicados à uma plataforma. Isso justifica existirem desenvolvedores Android e iOS: ambos são dev mobile, mas cada um para uma plataforma.

Isso justifica o valor para o desenvolvimento nativo ser superior, uma vez que precisa de um volume maior de horas de dedicação e profissionais.

Por outro lado, os aplicativos híbridos são criados sob uma mesma linguagem de programação e são exportados de forma que rodem em plataformas diferentes. Ou seja, um mesmo código, plataformas diferentes. Portanto, o valor deste app é mais barato em comparação ao nativo.

Custo horas de desenvolvimento

As etapas para desenvolver um aplicativo incluem criação das telas, a codificação dele e seu lançamento nas plataformas de download de apps. Somente a etapa de desenvolvimento nativo de um app Android e iOS requer pelo menos 6 profissionais, excluindo os designers, a gestão de projetos e o time de qualidade.

Logo, o tempo de criação do aplicativo não é rápido, pois existem muitas etapas que também incluem a sua participação para validação. Em média, um aplicativo, híbrido ou nativo, leva 3 meses para ficar pronto aqui na SevenApp, cerca de 2.780 horas de dedicação no total. Isso significa um custo mensal a partir de 50 mil reais, no caso dos nativos. Apps híbridos feitos em Flutter custam cerca de 33 mil reais ao mês.

Contudo, cada aplicativo tem sua particularidade, alguns sendo mais complexos que outros. Dessa forma, há projetos que irão exigir muito mais tempo de dedicação, fazendo com que seu valor de desenvolvimento seja proporcional.

Se for necessário criar uma API, como no caso de aplicativos de bicicleta e patinetes compartilhados, a complexidade aumenta. Agora, se seu projeto de aplicativo se encaixa num escopo fechado da empresa de desenvolvimento, o valor é mais fixo. 

Ou seja, o valor do custo irá variar conforme o contrato de terceirização.

Quanto custa manter um aplicativo?

Um aplicativo depende de outros fatores que extrapolam o desenvolvimento. Para guardar as informações dos usuários, seu app vai precisar de um banco de dados. Este, por sua vez, estará salvo em algum servidor que possui seu respectivo custo.

Mas antes de chegar aí, ainda existe o custo para manter o aplicativo nas lojas. Para lançarmos o arquivo .apk na Play Store e App Store é preciso pagar taxas. É requerida uma conta de desenvolvedor para publicar um aplicativo anual.

Alguns outros possíveis custos para manter um aplicativo são:

  • Serviço de SMS
  • Serviço de Notificações Push
  • Geolocalização
  • Gateway de pagamento
  • Anúncios no aplicativo
  • Time de customer success (sucesso do cliente/usuário)
  • Time de suporte ao aplicativo

Vale relembrar que cada projeto de aplicativo é particular, portanto, um pode precisar de todos esses requisitos, apenas alguns ou outros totalmente diferentes. 


Afinal, quanto custa um aplicativo?

A criação de aplicativos envolve diferentes profissionais no desenvolvimento, o que justifica o prazo de 3 meses para ficarem prontos, ou mais. Tudo dependerá do grau de complexidade tecnológica do aplicativo.

Aqui na SevenApp, o investimento para criar um aplicativo nativo é a partir de 35 mil reais; Porém, somente com base nos requisitos do seu aplicativo é possível informar um valor mais preciso.

Ter definido o plano de negócios e escopo do aplicativo (funcionalidades, comportamentos esperados do app, tipo de desenvolvimento etc) é o primeiro passo para concretizar o projeto.